5 Pilares para ter sucesso nos Investimentos

Todo sucesso esconde muita persistência e dedicação daquele que o alcançou. Em geral todos começamos a engatinhar para depois andar e então correr. Todos sabemos o que é começar por baixo, se levantar e alcançar objetivos depois de muito esforço. Com os investimentos não é diferente.

Diferentes são as estratégia para ter sucesso nos investimentos e alcançar a tão sonhada independência financeira, esse lugar que todos queremos chegar para que então o trabalho esteja muito mais próximo do prazer do que da obrigação. Isso te dá a liberdade de fazer aquilo que deseja e tão melhor fazer algo que produza a diferença no mundo, a diferença na vida das pessoas e por certo de dar prazer e felicidade.

Sem dúvida para que algo seja concretizado precisa de um primeiro passo, um início. Isso parece bastante óbvio mas nem sempre é, pois as pessoas por vezes têm dificuldade de começar. A autossabotagem fica evidente e a pessoa cria inúmeras desculpas para não iniciar a jornada do enriquecimento. Desculpas que variam de “não me sobra dinheiro para investir”, “ganho muito pouco para investir”, “não sou investidor”, “não conheço nada de investimentos”, “não gosto de mexer com essas coisas”, “meu marido é que faz isso por mim” e tantas outras desculpas que damos a nós mesmos para não começar. Portanto, começar é o primeiro passo para se chegar a qualquer lugar.

Estes são os 5 Pilares para ter sucesso nos Investimentos

|01| Aportes Constantes

Para começar não importa quanto será seu aporte inicial, pode ser 10 reais, 100 reais ou mil reais por mês. Comece com o possível e com o tempo você pode ir aportando mais conforme você for ajustando seus gastos. O mais importante é que seja constante, que seja todos os meses, pois isso cria o padrão, cria um método para economizar, cria uma estratégia que você passa a repetir de forma inconsciente. Nosso cérebro precisa de rotina, precisa de método, precisa de previsibilidade e quando você dá isso a ele, gera segurança e tranquilidade, ao mesmo tempo em que te incentiva com pequenas doses de dopamina que é o hormônio do prazer.

O que inicialmente pode ser difícil, com o tempo fica mais fácil e natural. O aporte constante faz com que o poder dos juros compostos se somem ao seu esforço de poupar e investir e o seu montante ganhará um volume cada vez maior. O juro composto começa lento como um transatlântico, contudo, depois que ganha velocidade se torna um carro de fórmula 1. Mas lembre-se, isso leva de 5 a 10 anos para acontecer. Portanto comece logo, pois o tempo passará de qualquer forma, e são as suas escolhas e ações no presente que determinarão aonde você estará daqui há 5 ou 10 anos.

|02| Paciência

Como disse, para que o poder dos juros compostos mostrem todo o seu poder leva tempo, por isso é preciso ter paciência e não ter vergonha de começar pequeno. Não importa o montante inicial, o que importa é criar o padrão de poupar e investir. O tempo é seu aliado quando você age, quando faz o que precisa ser feito, quando decide ter uma vida dentro das suas possibilidades, quando gasta menos do que ganha, quando estuda sobre economia, mercados e investimentos. Quando você se ajuda o tempo é seu aliado e trabalha junto com você. Quando você escolhe o caminho certo a seguir, basta manter-se em movimento que mais cedo ou mais tarde chegará ao seu objetivo.

|03| Não siga dicas, siga o conhecimento

Talvez você estude o mercado, talvez você siga produtores de conteúdo, influenciadores digitais. E tudo bem, contudo você precisa ter o discernimento de identificar o que é dica do que é conteúdo fundamentalista. Seguir dicas pode dar certo ou pode dar errado, seguir o conhecimento sempre dá certo, mesmo dando errado, pois com o conhecimento não significa que irá acertar sempre, mas por certo aprenderá sempre e com esse aprendizado você começa a entender porque tomou determinada decisão, porque escolheu o que escolheu e começa a polir o seu método, polir o seu conhecimento.

A dica é algo vazio, algo que alguém supostamente estudou e te “deu de bandeja”, mas que pode não ter fundamento algum, porque é uma escolha que não tem história. A dica é como um personagem de um filme que simplesmente representa um papel escrito para ele e que não tem passado, não tem história. Enquanto que o estudo, o conhecimento é vida real, é a sua vida, é um conhecimento que tem uma história e que você entende porque vale a pena investir naquela ação, naquela criptomoeda ou naquele fundo de investimentos. Portanto, sempre siga o conhecimento para que possa construir uma estrutura de investidor de sucesso.


O tempo é seu aliado quando você age, quando faz o que precisa ser feito.


|04| Estratégia Abrangente

Quando se fala em investimentos hoje em dia, temos uma gama gigantesca de possibilidades. Para começar você claro, pode se expor ao mais básico, ao mais simples, como um tesouro direto, um CDB ou mesmo um fundo de ações. Mas, na medida em que você estuda, conhece e se aprofunda no mundo dos investimentos é interessante diversificar. Essa abrangência potencializa seus ganhos e mitiga seus riscos, e não é apenas uma questão de renda fixa ou renda variável, mas dentro destes dois grande grupos tem uma infinidade de possibilidades e mesmo pode extrapolar as fronteiras.

Como sabemos, o Brasil perfaz apenas 1% das possibilidades de investimentos no mundo, portanto é interessante ser abrangente nas teses de investimento, abrangente em diferentes moedas, em diferentes países e mesmo em tipo de ativos. É um universo de possibilidades que apenas com o tempo e dedicação você poderá entender e extrair o máximo do potencial.

|05| Não mudar de estratégia o tempo todo

No mundo dos investimentos toda vez que você mexe ou muda de estratégia você acaba por pagar uma taxa, ao mesmo tempo em que pode perder oportunidades. Se você estabeleceu uma estratégia, mantenha-se nela, aprenda a gerir suas emoções em mercados de baixa, a gerir suas emoções em mercado de alta. Quando se pensa em investimento é sempre uma jornada, não é uma corrida de 100 metros. E em uma jornada podem acontecer inúmeros imprevistos, podem acontecer mudanças, quebra de expectativas, crises, enfim, em um horizonte de longo prazo tempestades e dias de sol se intercalam e você precisa estar preparado para isso.

Quando você fica com medo e mexe em um investimento que você está perdendo naquele momento, você poderá também perder a sua recuperação. Escolha seus investimentos e deixe eles performarem dentro de suas estratégias e o tempo de maturação necessária para que os ganhos possam ser exponenciais. Salvo claro, se algo muito ruins acontecer e aquele investimento se mostrar sem futuro mesmo. Do contrário, continue fazendo bem o seu trabalho e economizando mais para aportar em outras estratégias. Assim você continua a sua diversificação e amplia a sua abrangência nos investimentos.

Este são apenas alguns dos pilares, por certo há outros que você poderá incorporar em sua estratégia de investimento. O mais importante é você estruturar o seu próprio método e segui-lo com muita determinação e persistência. Quando você se coloca em movimento na jornada o mais certo é que em algum  momento você chegará, tenha certeza disso.


Odair Comin | Psicólogo | Hipnoterapeuta | Investidor

Para Consultoria Financeira Emocional online com Dr. Odair Comin clique para acessar o WhatsApp e agendar


|*| Clique na imagem para conectar-se | Odair Comin.