O Sucesso Esconde o que o Fracasso Mostra

Quando você vê alguém se apresentando no palco da vida com sucesso, não imagina o caminho percorrido nos bastidores nem quando tempo ele levou até que as cortinas se abrissem e os holofotes iluminassem a sua imagem.

Quando você olha para alguém que admira, alguém que tem sucesso, por vezes não imagina o que ele fez para chegar onde chegou. Em verdade o sucesso nem sempre mostra os caminhos tortuosos, as noites às claras, os erros, os fracasso, as tentativas que não deram em nada, os livros não publicados, as músicas não ouvidas, as apresentações sem públicos, os vídeos não assistidos, às lives sem expectadores. O sucesso não mostra tudo isso, já o fracasso mostra. Mostra muito mais para si do que para o outro. Por vezes o caminho do fracasso é solitário, apenas alguns críticos, alguns poucos tentando te dissuadir da sua ideia e nada mais. 

É preciso ser resiliente, é preciso ser persistente, é preciso encontrar formas de manter-se motivado e acreditar muito na sua ideia, no seu objetivo, no seu sonho. Por certo isso é bastante comum no meio empreendedor, nas pessoas que se tornaram super ricas, por diferentes motivos, em diferentes mercados, é comum em indivíduos como eu e você que buscam independência financeira. Por certo a parte emocional é algo que em todos os exemplos precisa estar muito bem estruturada. Por mais que você seja inteligente e tenha ótimas ideias e consiga implementá-las, sem uma inteligência emocional a tendência é não chegar muito longe, e se chegar, a tendência é de não permanecer por muito tempo. A gestão emocional é importante tanto no sucesso como no fracasso, em uma ela ajuda a não desistir e continuar, na outra ela ajuda a gerir o fato de estar no topo e ser um alvo. Seja dos concorrentes, dos haters ou mesmo de superar expectativas sempre renovadas dos fãs. 


Enxergue cada uma de suas experiências como uma aprendizagem.


Gosto de olhar para o fracasso muito mais como uma aprendizagem, uma experiência acumulada, uma forma de não fazer. Quando você olha para uma experiência enxerga o resultado, você fez algo e obteve esse resultado, isso é o mais importante. Quando você olha para o resultado você pode pensar o que deve fazer diferente para ter um resultado diferente, até que você chegue no produto ideal ou na carteira de investimentos ideal para você. Enxergue cada uma de suas experiências como uma aprendizagem, cada investimento que fez, cada escolha financeira que fez, é sempre uma aprendizagem, é sempre um resultado. Com isso em mente fica mais fácil visualizar o caminho percorrido e os ajustes necessários para que você possa alcançar seu objetivo com mais facilidade.

O sucesso financeiro depende de um grande número de escolhas e decisões que faz pela vida. Se sucesso financeiro para você é juntar 5 milhões de reais por exemplo, o caminho que te levará para esse lugar pode levar 10, 20 anos ou mais e tudo o que acontecer nesse meio tempo se conta em horas, em dias para você. Momentos da sua vida dedicados a isso e jamais será um caminho reto, sempre haverá imprevistos, passos à frente, passos atrás, passos ao lado, quedas profundas, saltos gigantes. Todo esse passado por vezes solitário se apagará quando você chagar aos seus 5 milhões, por vezes não será levando em consideração quando dizem que sua fortuna é de 5 milhões, o sucesso simplesmente esconde tudo isso. Mas você sabe, você sabe exatamente tudo o que fez, tudo o que abriu mão, tudo o que deixou de fazer, todos os momentos de ansiedade, de angustia, de medo que passou. Mas saiba que vale a pena, alcançar seus objetivos, conquistar seus sonhos, chegar nesse lugar que tanto deseja, vale a pena. O caminho é duro, é difícil e você precisa estar disposto a aprender e viver toda a jornada, para que em algum momento no futuro


Odair Comin | Psicólogo | Hipnoterapeuta | Investidor

Para Consultoria Financeira Emocional online com Dr. Odair Comin clique para acessar o WhatsApp e agendar


|*| Clique na imagem para conectar-se | Odair Comin.